Pediatria Geral
Você sabia que mesmo sem estar doente ou com alguma queixa a criança deve ser acompanhada periodicamente por um pediatra? Esta consulta da criança saudável (chamada de consulta de puericultura) visa acompanhar o desenvolvimento físico e psíquico e promover a saúde através da realização de diagnósticos precoces e aconselhamento aos pais para a prevenção de acidentes e de problemas de saúde futuros. Dessa forma, você evitará idas frequentes ao pronto socorro infantil, pois estará bem orientado e consciente de todos os problemas comuns da infância que podem ocorrer com seu filho.
A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda consultas mensais do nascimento até os 6 meses de vida, trimestrais dos 6 aos 18 meses, semestrais dos 18 meses até os 4 anos, anuais após 4 anos até a adolescência.
Gestantes também podem agendar consulta com o pediatra para se preparar para o nascimento do bebê, tirar dúvidas sobre amamentação e outros cuidados com o recém-nascido, bem como já formar vínculo com o futuro pediatra do seu filho.
Responsável técnico
Roberta Souza da Silva Leão
CRM -DF 13864
Acompanhamento de prematuros
(Follow-up)
Com os avanços da assistência neonatal, a taxa de sobrevivência de bebês prematuros se torna cada vez maior, aumentando com isso a importância de um rigoroso acompanhamento de follow-up desse grupo especial.
Há alguns anos atrás não se podia imaginar que um recém-nascido com peso de nascimento inferior á 500 gramas ou idade gestacional de 24 semanas fosse capaz de resistir a todas as complicações associadas à prematuridade e ao baixo peso.
Hoje em dia, já temos grande número de casos que consegue sobreviver e receber alta da UTI neonatal, porém uma parcela significativa associada a comorbidades importantes, que precisam ser bem acompanhadas ambulatorialmente.