top of page

Quando dar Água ao Recém-Nascido?

  • Foto do escritor: Clínica Curumim Pediatria
    Clínica Curumim Pediatria
  • 2 de nov.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de nov.

Quando dar Água ao Recém-Nascido


Essa é uma das dúvidas mais comuns e importantes para os pais!


A recomendação oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é a seguinte:


Quando dar Água ao Recém-Nascido


Por que o Recém-Nascido (e até 6 meses) Não Precisa de Água?


Leite Materno é Completo: O leite materno é composto por cerca de 88% de água e fornece todos os nutrientes e líquidos de que o bebê precisa para se manter perfeitamente hidratado, mesmo em dias quentes.


Risco de Desnutrição: Oferecer água (ou chás) antes dos 6 meses pode encher o estômago do bebê, diminuindo o espaço para o leite. Isso reduz a ingestão de calorias e nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento.


Risco de Infecções: A água, mesmo que filtrada ou fervida, pode aumentar o risco de diarreia ou vômitos se comparada ao leite materno, que é estéril.


Para Bebês de Fórmula: Para bebês que consomem fórmula infantil, a hidratação também é garantida pelo leite. A fórmula é preparada na proporção correta com água (seguindo as instruções da embalagem) para atender às necessidades do bebê. Oferecer água extra pode diluir os nutrientes.



Quando e Como Começar


A água deve ser introduzida a partir dos 6 meses, concomitantemente com a introdução de alimentos sólidos.


Objetivo: O objetivo inicial é que o bebê se familiarize com o sabor da água e desenvolva o hábito de beber, já que o leite ainda será a principal fonte de hidratação e nutrição.


Como oferecer: Use um copinho aberto, copo de transição ou caneca (evite a mamadeira, para não interferir na amamentação). Ofereça pequenos goles nas refeições ou nos intervalos.


É fundamental que os pais mantenham-se hidratados, especialmente as mães que amamentam, pois isso contribui para a produção de leite.


Se tiver qualquer dúvida específica sobre a hidratação e alimentação do seu bebê, é essencial consultar o pediatra da clínica.



Este texto é apenas informativo e não substitui a consulta com um profissional de saúde. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação sobre o sapinho em seu bebê, procure um médico ou pediatra.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Cadastre seu e-mail e receba nossos informativos

Obrigado(a)!

bottom of page